DOENÇAS DA ÓRBITA
O que é Órbita?
A órbita é a estrutura óssea na face onde os olhos ficam alojados.
Além dos olhos, outras estruturas importantes como nervo óptico, músculos oculares e vasos sanguíneos estão dentro da órbita.
Todas essas estruturas podem ser acometidas por diversas doenças como tumores, inflamações, infeções e traumatismos e afetar os olhos direta ou indiretamente.
Doenças que afetam a Órbita:
-
Doença de Graves (ou doença da tireóide)
-
Hemangioma cavernoso
-
Hemangioma capilar
-
Meningioma
-
Glioma do nervo óptico
-
Rabdomiossarcoma
-
Linfoma
-
Celulite orbitária
-
Pseudotumor inflamatório da órbita
-
Fratura da órbita
Doença de Graves:
A principal doença que afeta as estruturas da órbita (inclusive os olhos) é o hipertireoidismo (doença da tireóide) , também conhecido como doença de Graves.
Praticamente, metade dos pacientes com doença de Graves apresentam o acometimento dos olhos e da órbita.
Os sintomas mais comum são olhos arregalados e saltados e visão dupla.
Embora, ocorra em uma parcela pequena dos pacientes, o acometimento dos nervos ópticos pode ocorrer de forma silenciosa e grave.
O tratamento da Doença de Graves é feito com colírios, medicamento oral ou cirurgia.
Tumores:
Tumores também acometem a órbita. Podem ser benignos ou malignos. O sintoma mais comum é o olho saltado, que pode aparecer lento (nos tumores benignos) ou rapidamente (nos malignos).
Cirurgia da órbita para retirada completa do tumor deve ser realizada. Quando a retirada completa não é possível, biópsia (retirada parcial) do tumor deve ser realizada antes do tratamento.
Infecções
Outro problema que acomete a órbita é a celulite orbitária que é uma infecção (geralmente causada por bactérias) que passa dos seios da face. É muito comum nas pessoas que tem sinusite.
O tratamento é feito com antibióticos. Cirurgia é reservada quando a infecção é complicada pelo aparecimento de abscesso da órbita.
No Instituto Paulista da Visão, contamos com profissionais com enorme experiência no diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças da órbita e com equipe multidisciplinar para seguimento completo e individualizado para cada paciente.